• May 2012
    M T W T F S S
    « Apr   Jun »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031  
  • Pages

  • Marginalia

  • Accumulations

BINGOs e Broncas | Kátia, Camila e a Lei da Floresta

Recomendo o artigo por Simon Romero do New York Times sobre a Lei Florestal.

Diferentemente do trabalho do antigo correspondente principal no País, Larry Rohter, o Romero parece buscar ouvir uma amostra mais ampla de vozes para ilustrar o conflito social, citando outras reportagens boas como as do jornal Valor Econômico.

Pode-se até dizer que a Dama Grisalha — alcunha carinhosa do secular diário — oferece melhor cobertura do que a imprensa nacional. Mas vou deixar aquele juízo para vocês.

O que me interessava em particular foi o retrato dos ruralistas no Congresso, liderados pela poderosa Kátia Abréu. Ela é a única legislador ou legisladora que conheço que chefia o lobby que pretende convencer os congressistas. Parece que recebe dois salários, o público e o privado, mas ainda não tenho certeza disso.

De qualquer jeito, segundo Romero, a Kátia está dando coices a várias BINGOs — sigla em inglês para «grandes ONGs internacionais».

«Há ONGs no mundo comprometido com os paises de origem, especialmente de Europa,“ ela disse, referindo-se as organizações não-governamentais e descrevendos suas atividades como «uma tentativa de paralisar o crescimento do setor agricultural brasileiro. [ …]

Ainda outras vozes brasileias de destaque estão cantando a mesma ladainha … e raiva contra o projeto de lei já transbordou na consciência popular. Falando pela indústria de entretenimento, a atriz Camila Pitanga quebrou o protocolo em um evento nesse mes, chamando a Dilma, que estava presente, a vetar o PL. O video do seu discurso espalhou-se rapidamente nas mídias sociais.

Eu gostaria saber quais as ONGs internacionais apontadas como indevidamente intrometidas. Me lembro de ouvir a mesma crítica contra a Marina Silva.

E tenho a impressão — por minha leitura do blog de César Maia de vez em quando  — de que os DEM têm laços estreitos com ONGs como a Fundação Adenauer. …

Será que o discurso neonacionalista vai pegar no tranco?

Advertisements